História

O Batotas – Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, fundado em 1999 tem vindo a organizar, vários eventos que têm projetado o concelho um pouco por todo o país, mercê da sua ampla divulgação e do elevado número de participantes.

O BTT veio abrir novas possibilidades ao conhecimento das zonas florestais e montanhosas: pois a bicicleta chega a espaços sinuosos, onde é impossível aceder de automóvel, e, pela distância a que se encontram, também não é fácil chegar a pé. Com o passar do tempo, nasceu a ideia de constituir uma associação que desse corpo à dinâmica do grupo, que enquadrasse dos seus desejos, que pudesse ajudá-lo a crescer. Depois de muita ponderação, decidimos avançar com o projeto de constituição de um clube, mas que fosse muito além do BTT, abarcando todos os desportos radicais, que começavam a emergir e a ocupar um espaço importante na ocupação de tempos livres dos jovens. Contudo, a matriz do BTT prevaleceria sobre todas as outras modalidades, pois foi essa a razão de ser do clube.

A tarefa seguinte era encontrar um nome e, mais uma vez, o vínculo ao BTT seria privilegiado: o escolhido foi BaToTas. Aprovamos estatutos e regulamentos, cores do equipamento, e tudo o mais de interesse para a coletividade. Embora o clube fosse constituído em 1997, teve o seu nascimento jurídico em 30 de Abril de 1999, tendo sido seu sócio número um e primeiro presidente João Carlos Gonçalves.

Em 2001 o BaToTas deu mais um grande passo no sentido da sua afirmação no seio da comunidade limiana, no sentido de promover e servir o desporto no concelho. Foi criada a secção de Basquetebol no clube. A secção, com funcionamento autónomo e com dirigentes próprios deu os primeiros passos com a organização do «Street Basquet 2001», um torneio realizado no Largo de Camões e que contou com a participação de dezenas de jovens cuja paixão é o basquetebol. Esta atividade levou, durante uma semana, uma grande animação à sala de visitas de Ponte de Lima.

Em Setembro desse mesmo ano, arrancaram os trabalhos de duas equipas masculinas, que competiram nos campeonatos oficiais: a de iniciados e a de seniores.

Apesar de ser um ano difícil, como o são todos os anos de arranque, as equipas do BaToTas tiveram um comportamento digno de registo. Os iniciados venceram o Campeonato Regional, qualificando-se para a fase seguinte, e o Torneio Extraordinário. Os seniores, cujo plantel era constituído maioritariamente por jovens que não estavam em competição há alguns anos, conseguiram um lugar no meio da tabela, entre equipas muito mais rodadas e experientes, o que nos leva a depositar neles grandes esperanças relativamente ao futuro.

Os BaToTas são um clube rico em trabalho, em elementos que movimentam e eventos que organizam. Este trabalho tem sido possível graças ao empenho da equipa diretiva, dos sócios, dos técnicos, atletas e participantes nas atividades do clube, e todos aqueles que acreditaram e apoiaram o clube, designadamente a Câmara Municipal, junta de Freguesia de Ponte de Lima, Governo Civil de Viana do Castelo e os empresários de Ponte de Lima, cuja lista é enorme, que nunca regatearam a colaboração nos eventos organizados pelo Clube.

Ao longo de anos de grande vitalidade na vida do clube, com a realização da Descida ao Sarrabulho, o Down Town no Centro Histórico de Ponte de Lima, a Resistência Limiana, a Maratona Limiana, Passeio Solidário BVPL, Trail Limiano e Provas guiadas por GPS entre outras atividades, abordamos cada ano com a expetativa de continuar a consolidar o trabalho realizado, procurando alargar a atividade e ação do Batotas, a novos contextos e novos públicos, sempre com o objetivo de inovar e promover o concelho de Ponte de Lima e a Região, através da qualidade dos nossos eventos com a capacidade organizativa que temos demonstrado, levando aqueles que, às centenas, nos visitam, até aos melhores recantos do concelho, conhecendo as suas belezas naturais, monumentais e gastronómicas.

Os BaToTas possui desde 2013 equipas de competição em maratonas, cross e BTT (XCM e XCO), compostas por atletas femininos e masculinos, a participar em provas do campeonato Nacional e Regional e internacional.